pt en
setor ruusupuisto
concurso internacional de arquitetura - fundação alvar aalto e prefeitura de jyväskylä

local
jyväskylä, finlândia

projeto
2015

programa
loja do museu com três estacoes de trabalho, conexão entre os museus com nova saída, conexão inferior com depósitos e áreas técnicas, 280,00 m²

equipe
gabriel grinspum,
isabel sperry e
carlos arellano

partido
A estratégia adotada para estabelecer a transição entre um museu e o outro consiste em implantar um novo edifício construído de pedra bruta que discretamente emerge do solo.

O edifício proposto é composto por dois volumes, o primeiro é definido pelas rampas que ligam o Museu Alvar Aalto com o Museu Central da Finlândia e a porta de saída próximo ao espelho d’água. O segundo volume é mais proeminente e envolto pelas rampas, definindo o espaço da loja dos museus. O espaço entre os dois volumes é coberto com vidro, permitindo que a luz entre na loja, a qual possui pisos de madeira e paredes e teto de pedra polida. Os volumes definem dois pátios: um frontal ao Museu da Finlândia, no nível do solo, e um mais elevado, sobre a loja dos museus.

transição
A intenção é tornar a transição de um lado para o outro invisível, por inserção de dois blocos de pedra bruta. As pedras ligam as rampas de passagem com o interior dos edifícios existentes. As esculturas de pedra convidam o publico a transitar entre os diferentes edifícios e entre os diferentes períodos em que foram concebidos.
A loja dos museus esta situada no mesmo nível da porta de saída, rodeada pelas rampas que recebem a luz natural vinda do céu. Um único pilar central sustenta a cobertura que comporta o pátio conectado ao Museu Alvar Aalto.

O nível inferior liga o Museu Alvar Aalto a espaços de estocagem, ao elevador renovado do Museu da Finlândia e a salas técnicas.